Vinícolas da Serra Catarinense

Quem visita a Serra Catarinense, não pode deixar de fazer um delicioso passeio pelas vinícolas que oferecem os tradicionais Vinhos de Altitude com terroir da região, cheios de sabor, história e cultura.

A maioria das vinícolas concentra-se em São Joaquim, lugar de beleza natural exuberante, mas Bom Retiro, Urupema, Urubici e Campo Belo do Sul (essa última um pouco mais distante) também formam a rota dos vinhos e não ficam atrás.

A experiência de degustar um excelente vinho se torna especial porque a vista para o horizonte é encantadora. Como as vinícolas ficam distantes umas das outras, o ideal é fazer o percurso de carro. Separamos alguns pontos estratégicos para você não perder nada.


Vinícolas em São Joaquim

Se você vai pela Serra do Rio do Rastro, a primeira parada é São Joaquim, que fica ao lado de Bom Jardim da Serra. Para fazer esse tour, o ideal é iniciar o passeio cedo para aproveitar ao máximo as vinícolas:

  • Vinícola Boutique D’alture
  • Vinícola Hiragami
  • Vinícola Leoni Di Venezia
  • Vinhedos de Monte Agudo
  • Vinícola Pericó
  • Quinta da Neve
  • Sanjo
  • Vinícola Suzin
  • Villa Francioni
  • Villaggio Bassetti
  • Vinícola Vivalti

Casa do Vinho

Se você está passando pelas ruas de São Joaquim, precisa dar uma paradinha na Casa do Vinho, um paraíso para quem busca os melhores rótulos da Serra Catarinense. Ela está entre as 10 melhores lojas de vinhos do país e oferece um atendimento excepcional.


Vinícolas em Urupema

A Vinícola Urupema está localizada na cidade mais fria do Brasil. Seus vinhedos estão a uma altitude de 1400 metros, onde o verão é ameno e o inverno rigoroso com registro de geada, neve e congelamento do orvalho. A vinícola oferece tour e desgustação, e se você for para Urupema também, vale a passadinha!

Ela fica a 67km daqui da pousada Pedra Preta.


Vinícolas em Bom Retiro

Neste verdadeiro paraíso, dentro da Fazenda Bom Retiro, a Vinícola Thera oferece uma parada aconchegante e saborosa em meio a uma paisagem deslumbrante. Ela fica entre Bom Retiro e Urubici, a 38km aqui do Village, e esbanja estrutura para visitantes e grandes eventos.


Vinícolas em Urubici

Em Urubici não temos vinícolas com vinhedos para visitar e conhecer o sistema de produção. Porém, no centro temos duas lojas excelentes: a Casa Cervantes e Serra do Sol, que colocam a cidade na rota de passeio dos amantes por vinhos.


Vinícolas em Campo Belo do Sul

E, para quem quer completar o roteiro dos vinhos de altitude, é preciso andar cerca de 190km e chegar até a cidade de Campo Belo do Sul, que fica depois de Lages.

A 950 metros de altitude, está a Vinícola Abreu Garcia, ela é mais uma das incríveis vinícolas da região serrana.

A Abreu Garcia fica no interior de Campo Belo do Sul, próximo ao Alto Travessão, e para chegar até ela, você vai precisar pegar uma estrada de chão, com muitas bifurcações que levam até a Fazenda Nova Dela Costa. Pela dificuldade de chegar e por ser distante de Urubici, é fundamental ligar e agendar a visita, principalmente para pedir algumas dicas sobre o trajeto.


DICA: sempre faça o agendamento do seu passeio nas vinícolas antecipadamente. Em fevereiro há a vindima (colheita das uvas) e alguns locais fazem eventos especiais. Há também vinícolas que possuem restaurantes excelentes, onde você pode provar pratos tradicionais já harmonizados com os vinhos da casa. Um deleite para os enoturistas!


Foto de @ceccon.thais via @vinicoladalture Instagram.

Reservar Chalé em Urubici